Vaninha®...

<--- Malcriada --->

04/08/2009



Não sou coveiro, mas já enterrei muita gente. Viva, diga-se de passagem. O título do filme sobre a minha vida poderia ser um plágio daquele do 007: "Só se vive uma vez".

Infelizmente, minha experiência já me mostrou que quem não teve consideração por você uma vez não terá nunca. A pessoa que te jogou para o alto simplesmente não se importou. Para ela tanto fez como tanto faz se você ficou na pior depois da sacanagenzinha que ela te aprontou.

E não se engane. Se um traíra vier te pedir desculpas um dia, algum motivo ela terá. Provavelmente, estará precisando de algum favor seu, e por isso dirá que se arrependeu do que fez. Ou estará com vergonha de si mesmo e precisa da sua absolvição para dormir melhor. Não se iluda, deixe o safado com insônia, porque a cara-de-pau virou requisito básico pra participar desta festa insana em que se transformou o planeta.

O inferno está cheio de gente "arrependida" das poucas e boas que aprontou com os outros. E as cadeias também. A coisa mais comum é ver bandido preso em flagrante dizer que está arrependido. Se tivesse conseguido escapar, estaria curtindo a vida por aí e rindo da cara das pessoas que lesou. Ou matou.

Um poliana da vida vai dizer que eu estou muito amargo, rancoroso e que isso mata. Não, meu amigo, o que mata é ter que sorrir pra quem te sacaneou. Quando você enterra vivo um calhorda, tira um peso da sua alma, acredite.

Não falo só de criminosos, mas de todos aqueles que adotam a conduta fácil de pisar no semelhante para sobreviver. Já que não têm talento, usam o atalho do mau caratismo pra ganhar o pão de cada dia. Nessa sociedade sedimentada no egoísmo, é o que mais se vê por aí. E, olha, vou te falar uma coisa: essa minha maneira de agir tem se revelado muito benéfica pra mim. Sabe o que é você se sentir leve? Sem o peso de um monte de malas sem alça que você não tem que carregar mais na estrada da sua existência?

Vivemos a Era da Hipocrisia e toda vez que essa cultura judaico-cristã entranhada em todos nós me impeliu a perdoar um sem-vergonha, a prática me mostrou depois que H.L. Mencken estava certo quando disse que "pensar mal de alguém pode ser um pecado, mas raramente será um engano".

E o pior é que essa gente acha que você não tem memória. Uma semana, ou um ano depois de te aprontar alguma, eles passam por você na rua com aquele sorriso idiota, como se nada tivesse acontecido. Mas não sabem que 007 tem uma memória de elefante e nunca esquece uma sacanagem, seja ela grande ou pequena. A bisavó da minha tataravó já dizia: quem bate esquece, mas quem apanha não esquece.

O respeito é a maior prova de amor que se pode dar a alguém. Não o respeito subserviente a uma autoridade. Falo do respeito à individualidade do outro. Respeito de não fazer nada que vá ferir o direito alheio. Quem não te respeitou uma única vez não merece mais sequer um "bom dia" seu.

Quem pisa na bola comigo eu risco do mapa. Para mim está morto e enterrado. Já perdi a conta da legião que deixei pelo caminho, pessoas que se nunca mais eu ver não só não vai fazer a menor diferença como vou dar graças a Deus. Gente com quem não vale a pena perder o tempo precioso desta vida tão curta. Eu, gastar minha energia com alguém que já me mostrou que não é confiável? Tenho mais o que fazer. Muito mais.

Descartar quem não vale a pena é simples e faz bem á saúde, por que você não tenta? Só é preciso um pouco de coragem e imaginação para saber se virar sozinho.

Marcadores: , ,